FOLKFARO - Folclore Internacional Cidade de Faro
A CIDADE DE FARO, antiga e cosmopolita, será novamente o palco da união entre culturas. QUEBRANDO AS BARREIRAS de raça, credo ou ideologia, grupos vindos dos quatro cantos do mundo celebram a paz entre os povos através da música e da dança. O FOLKFARO, irá mostrar aos habitantes de Faro, e a todos os que visitarem a capital algarvia, a magia do encontro daqueles que preservam e mantêm vivas as suas raízes.
julho 10, 2006
Organização

A sua realização está dependente do apoio efectivo da CÂMARA MUNICIPAL DE FARO a nível financeiro e logístico, e em diversos aspectos da organização, devendo ainda contar com o apoio de outras entidades como o Governo Civil, o INATEL, a Região de Turismo do Algarve e o IPJ.
Para além do apoio institucional, é fundamental a existência de PATROCINADORES privados, tais como Bancos, Centros Comerciais e outras Empresas, que garantam o suporte financeiro para os elevados custos inerentes a uma organização deste tipo.
Finalmente, mas não menos importante: o VOLUNTARIADO. Todos os festivais de folclore estão assentes num grande número de voluntários que, anónima e abnegadamente, asseguram a realização de inúmeras tarefas: Organização, Recepção e Acompanhamento de Grupos, Cozinha, Vendas, Limpezas, etc.
GUIAS
Os Guias constituem o elo de ligação entre a Organização do Festival e cada um dos Grupos participantes. Deverá haver um mínimo de 2 guias por grupo, que deverão acompanhar o mesmo em todas as suas actividades. As suas principais tarefas são:
1) Manter o Grupo permanentemente informado sobre as suas actividades diárias;
2) Acompanhar o Grupo em todas as suas actividades programadas ou não programadas;
3) Incentivar e moralizar o Grupo, promovendo o convívio e a integração do Grupo no espírito do Festival;
4) Acompanhar os Directores do Grupo às reuniões e outros eventos para os quais sejam solicitados;
5) Procurar satisfazer as necessidades do Grupo e resolver os seus problemas;
SECRETARIADO
Competirá ao Secretariado uma série de tarefas essenciais à preparação, organização e realização do Festival, nomeadamente:
1) Correspondência geral da Organização;
2) Definição do Programa Geral do Festival;
3) Contactos prévios com os Grupos convidados;
4) Contactos com as Entidades Oficiais e Patrocinadores;
5) Descrição do Programa específico para cada Grupo;
6) Logística do Festival.
ALIMENTAÇÃO
A questão da alimentação está intimamente ligada ao alojamento. Preferencialmente, os Grupos deverão ter as suas três refeições diárias nas mesmas instalações onde estiverem alojados, excepto nas actuações fora da cidade, onde o fornecimento de uma refeição seria por conta da entidade contratante (Câmara Municipal ou outra). A utilização de cantinas escolares, refeitórios ou a contratação de uma firma de Catering para o fornecimento das refeições são possibilidades a ter em conta.
TRANSPORTES
As regras dos Festivais CIOFF definem que a organização do Festival deve garantir o transporte dos Grupos a partir do momento em que entram em território do seu país. Assim, cada Grupo participante financiará o seu transporte até um aeroporto português e, a partir daí, o transporte será por conta do FOLKFARO.
Idealmente, cada Grupo deverá contar com um autocarro para as suas deslocações de e para o aeroporto e também para as diversas actividades programadas. Caso o Grupo se desloque em autocarro próprio desde o seu país de origem, a organização deverá pagar um determinado montante (a definir) por quilómetro percorrido no nosso país.
ALOJAMENTO
Os grupos serão alojados na Escola Secundária João de Deus.
O que é o FOLKFARO?

Promove no Algarve um novo pólo de atracção para o Turismo de natureza cultural, inserindo a capital algarvia no roteiro dos grandes Festivais Internacionais de Folclore e fez parte da programação oficial de Faro 2005 – Capital Nacional da Cultura.
Obteve recentemente a certificação internacional do CIOFF (Conselho Internacional dos Organizadores de Festivais de Folclore), organismo relacionado à UNESCO.
Durante 9 dias de festival, 10 grupos de 7 países enchem a cidade com o colorido das suas tradições. Para além do Espectáculo de Abertura no Teatro Municipal e dos numerosos espectáculos de Folclore Internacional, o Folkfaro oferece ainda um vasto leque de actividades: Cerimónias de Recepção, Hastear de Bandeiras, Plantação da Árvore da Amizade, Ateliers de Dança, Animação de Rua, Programas Especiais para Crianças, Idosos e Reclusos, espectáculos nas Freguesias Rurais e concelhos vizinhos, Desfile das Nações, Exposições e venda de artesanato dos países participantes no espaço da Feira dos Doces, Frutos Secos e Bebidas Regionais, de 19 a 27 de Agosto.
Produção: Grupo Folclórico de Faro
Apoios: Câmara Municipal de Faro, Teatro Municipal de Faro, Governo Civil do Distrito de Faro, Região de Turismo do Algarve, Delegação de Faro do Inatel e Juntas de Freguesia.